Saiba como funciona a lista de espera do PROUNI

Se você se inscreveu no Programa Universidade para Todos (Prouni) e não foi selecionado na primeira e na segunda chamada, calma, pois nem tudo está perdido.

O Programa oferece novas oportunidades aos estudantes que ficaram na lista de espera com as vagas que não foram preenchidas pelos candidatos aprovados que acabam desistindo, não comparecendo para fazer a matrícula dentro do prazo ou falta a documentação necessária.

A lista de Espera do Prouni fica disponível quase um mês depois da abertura do processo seletivo. Mas atenção: a lista não é automática e o candidato precisa entrar no site e dizer que tem interesse em participar do Programa. Normalmente o prazo para o candidato confirmar o interesse no site é de dois dias.

Alista é divulgada conforme a abertura de novas vagas, onde, em seguida, os candidatos vão sendo chamados. É de responsabilidade do candidato acessar o sistema do Programa todos os dias, até o encerramento do período, para conferir se o seu nome consta dentre os selecionados.

Como entrar na lista de espera?

No prazo determinado pelo programa o candidato deve entrar no site do ProUni com o número de inscrição e senha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente. Em seguida é só clicar na opção “Manifestar interesse em participar da lista de espera” e aguardar a confirmação do sistema.

Vale lembrar que as vagas da lista de espera são exclusivas aos candidatos que participaram daquele processo seletivo do ProUni, ou seja, não está aberta a novos inscritos.

Quais os pré-requisitos?

Apesar de poucas vagas ficarem disponíveis na lista de espera, o processo é menos exigente do que nas etapas anteriores. O candidato precisa ter feito qualquer edição do Enem partir de 2010 e ter tirado pelo menos de 450 na média, além de não ter zerado a redação.

Além disso, o Programa também exige que a renda familiar bruta mensal seja de até 1,5 salário mínimo por pessoa, caso a bolsa seja integral, e de 3 salários mínimos per capita, para bolsa parcial (50%).

Como acontece a seleção?

Os candidatos são classificados de acordo com a nota do Enem e a nota de corte de cada curso, ou seja, se a nota do estudante for alta, também são maiores as chances de garantir uma bolsa.

O Programa acontece sempre duas vezes por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestre. Então fique atento às inscrições do Prouni 2022 e não perca a oportunidade de fazer um curso de ensino superior.