Órgão do Governo continua com o pagamento de benefícios atrasados

Pagar o INSS na qualidade de autônomo é necessário para se ter uma garantia de seguridade nos momentos difíceis da vida em que o cidadão precise suspender suas atividades por motivo de doença e contar com o benefício financeiro temporário, nesse caso só mediante comprovação médica e perícia realizada por profissionais do próprio Instituto da Previdência Social.

Outro motivo importante para ser contribuinte do INSS 2020 é a aposentadoria que mais tarde é uma fonte de renda segura e necessária quando chegar o momento de encerrar as atividades profissionais ou pelo menos parcialmente por conta do fator idade ou invalidez permanente.

Em geral, quando não há feriado nas datas de pagamento o dia da contribuição é até o dia 15 de cada mês e o percentual da alíquota de recolhimento é de 11% com tarifa reduzida referente ao salário mínimo, pois antes era de 20%. Esse percentual se aplica aos autônomos também chamados como contribuintes individuais de baixa renda que trabalham por conta própria sem, no entanto, ser um prestador de serviço.

A guia de pagamento do INSS para autônomos está à venda nas papelarias, que é o GPS. Outra opção de pagamento é pela internet, sendo que a contribuição com carnê é o modo mais utilizado até agora.

Os novos contribuintes devem comparecer a uma das agências da Previdência Social para se orientar e fazer o registro como cidadão autônomo antes de começar a pagar e se orientar de como proceder, ou ligar para a central de atendimento nacional no número 135, a ligação é gratuita se for feita do telefone fixo.

O valor de contribuição é reajustado quando há aumento do salário mínimo por ser a base de caçulo do percentual, de modo que ao se cadastrar em mês e no seguinte houver reajuste salarial, a contribuição também será reajustada.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *