Cresce a emissão de habilitação definitiva para usuários da CNH Social

Depois de 1 ano com a Permissão Para Dirigir, chamada também de PPD, o cidadão pode tirar a sua CNH definitiva. Continue acompanhando nossa matéria de hoje e saiba tudo sobre como solicitar a sua CNH definitiva!

Quando completa todas as etapas para poder dirigir, o cidadão recebe um documento chamado “Permissão Para Dirigir” que tem validade exata de 1 ano. Que pode ser adquirida através do programa de CNH Social, caso você obedeça aos requisitos.

Depois que esse prazo acaba, caso queira continuar dirigindo, o cidadão é obrigado a tirar a sua Carteira Nacional de Habilitação definitiva. Essa, por sua vez, tem validade de 4 anos, devendo ser renovada após esse período.

Quem Pode Tirar?

O DETRAN faz algumas exigências para que o cidadão possa solicitar a sua CNH definitiva. Confira também como solicitar a habilitação digital, no caso de condutor que possua celular. Essas exigências são em relação às condições físicas e mentais do condutor e sua situação perante à justiça.

Veja, abaixo, quais são as exigências feitas pelo DETRAN para poder fornecer a sua CNH Definitiva:

  • A Permissão Para Dirigir deverá estar em perfeito estado para que seja feita a solicitação da CNH definitiva.
  • Os exames físicos e mentais deverão estar dentro do prazo de validade.
  • O condutor não pode possuir nenhuma notificação de infração grave ou gravíssima no período de 1 ano.

É muito importante que o condutor que queira tirar a sua CNH definitiva faça uma pesquisa para saber se nenhuma infração foi cometida no seu nome. As Carteiras de Habilitação definitivas só são emitidas para condutores que não tenham nenhuma infração.

Como Solicitar?

A CNH definitiva poderá ser solicitada pessoalmente ou, em alguns estados, pela Internet.

Para saber se é possível solicitar sua CNH gratuita sem sair de casa, você pode acessar o site do seu DETRAN e informar-se. Você encontrará uma lista com os sites de todos os DETRANs no final dessa matéria.

Documentos Obrigatórios

Depois que você solicitar a sua CNH definitiva, será necessário apresentar alguns documentos obrigatórios ao DETRAN. Veja a lista abaixo e comece a separar os seus:

  • Permissão Para Dirigir – original e cópia;
  • Comprovante de residência – original e cópia;
  • Comprovante de pagamento da taxa de emissão do DETRAN.

Você pode visitar o site do DETRAN da sua região e manter-se informado. Abaixo, listamos todos os DETRANs do país e seus respectivos links da web.

Existe Alguma Taxa?

Os serviços de cada DETRAN são cobrados. Para você saber qual é a taxa cobrada no DETRAN do seu estado, você deverá se informar pessoalmente ou pelo site oficial.

Não deixe de tirar sua CNH definitiva e prepare-se para dirigir bastante nos próximos 4 anos!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *