Como a valorização do salário mínimo quebrou o Brasil

Atualmente, com o aumento salário mínimo para 2020, diversas pessoas poderão ser contempladas, onde a maior parte dessa distribuição de renda envolve o salário mínimo, em que os principais beneficiados são aqueles que recebem os benefícios previdenciários.

Assim, pode-se dizer que o valor do salário mínimo é reajustado conforme a inflação na medida do ano anterior através do INPC, além do fato do crescimento do PIB que é normalmente medido em dois anos anteriores.

Dessa forma, no ano de 2019, o valor do piso ficou estimado no valor de R$ 955 reais, segundo as estimativas realizadas pelo Ministério do Planejamento, onde anterior a esse, o governo fez o envio de uma proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias ao Congresso, o qual previa para o começo de 2019 o valor de 980. Veja abaixo as informações a respeito do Salário mínimo 2020. Confira!!

Salário Mínimo Nacional

Conforme a Constituição de 1988, o salário mínimo é capaz de suprir todas as principais necessidades básicas, como alimentação, educação, moradia, higiene, transporte, previdência social, entre outros benefícios para um trabalhador e a sua família.

Além disso, em relação ao valor estabelecido, esse é normalmente reajustado por meio do governo federal. E já em relação a sua criação, ele começou a vigorar no país desde maio de 1940 durante o governo de Getúlio Vargas.

Qual será o aumento do salário mínimo para 2020?

No caso do aumento salário mínimo para 2020, como já é de costume, todos os anos o salário mínimo sofre um reajuste, onde milhares de pessoas já estão de olho no aumento do próximo ano, onde o governo tem projetado o valor para mais de 1.000 reais para o salário mínimo.

Assim, tal documentação já se encontra no Congresso Nacional para ser aprovado, pois atualmente o salário mínimo nacional já é referência em todo o mundo devido ao fato de mais da metade da população sobreviver por meio dele.

Além disso, a atualização do salário mínimo é realizada com embasamento na variação do INPC ou também conhecido como Índice Nacional de Preços, o qual é um índice de inflação geralmente calculado pelo IBGE.

Em relação aos valores históricos do salário mínimo, a regra de reajuste teve a sua aprovação no ano de 2011, logo no primeiro ano de atuação na presidência da Dilma Rousseff, onde antes disso, o salário mínimo sofria reajustes pelo presidente sem qualquer parâmetro fixo.

Dessa forma, o valor reajustado ocorro todo o dia primeiro de janeiro e tem como base a inflação do ano anterior e também no crescimento da economia de dois anos anteriores.

Mas, para o ano de 2019, os parâmetros serão por meio do PIB de 2016, o qual ficou negativado e entra como zero na conta. No entanto, no segundo semestre de 2014, com a economia em recessão, o salário mínimo tendeu a pouco ou nenhum aumento.

Assim, mesmo existindo em quase todos os países do mundo, ainda se encontra diversas opiniões sobre as desvantagens e vantagens em relação ao salário mínimo.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *