Aprenda como utilizar o portal do estudante do SISU

O SISU é uma das principais portas de entrada para as universidades. Através desse programa, milhares de estudantes conseguem iniciar seus cursos. Anualmente, são disponibilizados milhares de vagas, onde os candidatos podem concorrer e assim, ingressar na instituição desejada. Abaixo, saiba mais informações sobre o SISU!

SISU 

O Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido como SISU é um dos programas criados pelo Ministério da Educação (MEC) que possui parceria com diversas universidades, disponibilizando assim, vagas para cursos superiores. Essas vagas são oferecidas pelas instituições de ensino superior pública.

Para se candidatar, é necessário que o candidato tenha realizado a prova do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem e ter a nota necessária de acordo com a nota de corte do curso desejado.

No geral, os estudantes deverão ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos na prova objetiva e não ter zerado a redação. 

As inscrições para a página do participante SISU serão abertas duas vezes no ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre.

Como funciona o SISU?

O SISU é constituído por uma única etapa de inscrição. Durante a mesma, o candidato pode escolher até duas opções de cursos nas instituições educacionais parceiras.

No entanto, o sistema levará em conta a última opção escolhida antes do término do processo seletivo.

É também no ato da inscrição que ele irá escolher a modalidade de vaga que deseja concorrer. Sendo elas:

  • Ampla concorrência;
  • Por cotas.

Os selecionados a vagas serão aqueles que obtiverem maior nota de acordo com a nota de corte de cada curso. Ou seja, é necessário que o estudante tenha obtido um bom desempenho na prova do Enem!

Quem pode participar do SISU?

Assim como outros programas criados pelo Governo Federal e pelo Ministério da Educação (MEC), para concorrer às vagas do SISU é necessário estar encaixado nos critérios exigidos, que são:

  • Ter feito a prova do Enem no ano anterior a inscrição do SISU;
  • Obter uma nota maior que zero na redação;
  • Só é feito a inscrição no portal aqueles que compareceram nos dois dias de provas;
  • É necessário o uso do número da inscrição do Enem a ano anterior, como também a senha de acesso ao sistema.

Inscrições SISU

As inscrições SISU são feitas unicamente pela internet, através do site oficial do programa.

A data para dá início a este procedimento ainda não foi divulgada pelo MEC, mas assim que obtivermos essa informação voltaremos a atualizar este post. 

Enquanto isso, confira o passo a passo que elaboramos para você realizar a sua inscrição no SISU através da página do participante do INEP e concorrer a vagas no curso e universidade desejada:

  • Acesse o site do SISU;
  • Clique em “Fazer inscrição”;
  • Informe o número de inscrição do Enem e senha cadastrada;
  • Será aberta uma nova janela, onde você deverá informar até duas opções de cursos e universidades desejadas;
  • Escolha também a modalidade que deseja concorrer as vagas: ampla concorrência ou por cotas;
  • Agora, será necessário preencher o formulário com todos os dados pessoais solicitados pelo sistema;
  • Finalize este procedimento. 

Atenção! Vale lembrar que você poderá alterar suas opções de cursos durante o período de inscrição. Porém, você será selecionado naquele que for sua primeira opção. 

Nota de corte e lista de espera do SISU

A nota de corte é a nota que o participante deverá ter obtido para concorrer a um determinado curso.

Ela é calculada pela nota do candidato que obteve a menor pontuação entre aqueles que foram pré-selecionados. Desta forma, quem tiver a menor pontuação terá menores chances de conseguir a vaga.

A lisa de espera, por sua vez, são as vagas disponíveis por aqueles que não conseguiram a vaga na chamada regular. Para participar, é necessário que o candidato realize novamente sua inscrição no SISU!

Deixe uma resposta